domingo, 18 de abril de 2010

Não quero ser crítica

        A primeira de todas as verdades: tenho uma admiração profunda pelos que são capazes de realizar tal arte. Mais grandioso do que escrever uma obra de grande valor, seria ter a capacidade de uma compreensão profunda do que foi escrito por outra pessoa. Enxergar além do que transparecem as letrinhas, ultrapassar o entendimento entre que o autor escreveu e o que ele quis dizer. Definitivamente não é pra todo mundo.

        Existem os que falam o que achou de um livro e se auto-titulam críticos literários, há os que pensam que ser crítico é encontrar os defeitos e as falhas nos feitos alheiros. Pobre ilusão. Estes não possuem a mínima noção do poder que exerce os que realmente sabem o que fazem. Uma crítica com base pode redefinir uma lista de Best-sellers. É capaz de fazer uma obra alcançar a primeira posição, mas também é capaz de fazer alguma nem sequer entrar na lista, ou pior fazer com que um autor fique preso no anonimato eternamente. E o crítico segue, despertando amor e ódio por onde passa, mais ódio com certeza.

        Vai além da minha alçada. Eu admito minha incompetência. Me titulo como mera leitora opinativa. Não possuo todo aquele charme, aquele glamour, aquela racionalidade. Pra mim seria um tédio abrir um livro porque preciso ler, escrever sobre ele porque preciso opinar. Fechar um livro com a cabeça cheia, porque você sempre terá que Ter o que dizer sobre ele. Não dá aquela mesma sensação horrível de vestibular?

        Quando te obrigam a ler livros ótimos, mas pela pressão que foi colocada você nem percebe que eles são ótimos? Não consigo ler por obrigação.  A leitura tem que estar ligada ao prazer. Não consigo escrever por obrigação. O tema tem que te doar inspiração. Não sou racional o bastante, sou sentimentalista.

        Então parabenizo os críticos profissionais. Temos que dar a cara a tapa, não basta gostar do que faz, não basta gostar de ler. Não sei especificar o que é preciso, talvez um dom divino, uma paciência de Jó, uma determinação infindável... Vocação. Mas posso medir o quanto são necessários para a literatura.

2 comentários:

  1. OI FLÁVIA,

    concordo plenamente com o que diz.

    E para quem tem blog , os nossos melhores críticos são os nossos seguidores.

    Eu tenho três e 900 seguidores, no total.

    Uma imensa família não acha?

    Eles são meus criticos mais importantes, e para os quais eu a convido a participar também .

    Ficarei muito honrado.

    Um abração carioca!

    ResponderExcluir
  2. E COM MUITA HONRA, JÁ SOU SEU SEGUIDOR.

    OUTRO(RS) ABRAÇÃO CARIOCA!

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails
 
Seja original - CRIE não COPIE

Copyright © 2010 - Todos os direitos reservados