sábado, 10 de abril de 2010

Livro: A Hora da Estrela


A Hora da Estrela
Autor: Lispector, Clarice
Editora: Rocco
Categoria: Literatura Nacional / Romance


Sinopse
        A história da nordestina Macabéa é contada passo a passo por seu autor, o escritor Rodrigo S.M. (um alter-ego de Clarice Lispector), de um modo que os leitores acompanhem o seu processo de criação. À medida que mostra esta alagoana, órfã de pai e mãe, criada por uma tia, desprovida de qualquer encanto, incapaz de comunicar-se com os outros, ele conhece um pouco mais sua própria identidade. A descrição do dia-a-dia de Macabéa na cidade do Rio de Janeiro como datilógrafa, o namoro com Olímpico de Jesus, seu relacionamento com o patrão e com a colega Glória e o encontro final com a cartomante estão sempre acompanhados por convites constantes ao leitor para ver com o autor de que matéria é feita a vida de um ser humano.


Jornalista — Por que você escreve?
Clarice L. — Vou lhe responder com outra pergunta: — Por que você bebe água?
J. — Por que bebo água? Porque tenho sede.
C.L. — Quer dizer que você bebe água para não morrer. Pois eu também: escrevo para me manter viva.



        O que falar de uma obra de Clarice Lispector sem exalar ignorância? É um clássico da literatura brasileira (ponto). Uma obra muito valorizada, pedida certa na maioria dos vestibulares. E entre milhões de artigos lidos sobre o assunto a opinião é unânime: “Livro mais surpreendente que escreveu.” – José Castello, “Obra fundamental” - Manoel Freire Rodrigues, e dos leitores desconhecidos “melhor livro que já li na vida”, “Fantástico! Uma verdadeira obra de arte”, “Clarice acertou em cheio.”, “E tem como não gostar desse livro fabuloso?” e etc..

        M-a-s, farei jus ao atributo que minha mãe sempre aponta em mim. Vou ser do contra!! Sou admiradora de Clarice Lispector, seus contos sempre me fascinaram, acho que é possuidora de uma genialidade que não cabe dentro de si. Porém essa obra, não mexeu comigo. Acho que foge das características da autora. Deprimente e sem graça. Definitivamente não me prendeu.

        Tentei pôr em conta as circunstâncias físicas dela e históricas da época em que ela escreveu a história, com câncer e vivendo as conseqüências do final da ditadura militar. Sob pressão dos críticos para se engajar em uma luta política e social. E quanto a isso eu não posso negar, o livro possui um valor solidário imenso.

        Não tenho bons argumentos para dar, simplesmente não gostei. Me irritou a alienação e pureza exagerada de Macabéa e a indecisão do narrador. Mas antes que me apedrejem, eu não estou aqui para influenciar ninguém com a minha opinião. Até porque, convenhamos, é Clarice Lispector. Só lendo.

Download deste e-book Grátis - 4shared

Download deste e-book Grátis - Sendspace

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails
 
Seja original - CRIE não COPIE

Copyright © 2010 - Todos os direitos reservados