sábado, 10 de abril de 2010

Leia Mais

        Um dia desses na sala de aula, meu professor de Português Instrumental me lembrou de uma campanha passada na MTV a bem tempo atrás que era: “Desligue a TV e Vá Ler um Livro.” Durante um tempo, mais ou menos uma hora por dia a emissora cortava a programação e colocava essa frase com letras brancas em uma tela preta e um ruído estranho. As opiniões geradas assim como os resultados foram bem variados. Alguns como o meu professor achou interessantíssima a iniciativa, em contrapartida encontrei em vários blogs e fóruns frases do tipo: “Se eu liguei a televisão é porque quero assistir a programação, não ler um livro.” E quanto a resultados, de acordo com o Estadão 14% do público alvo do canal realmente seguiu o conselho.

        E agora eu encontrei uma pesquisa realizada pela CBL que informa que os brasileiros lêem em média 1,8 livros por Ano. Muito abaixo dos EUA com média de 5 livros, e da França com 7,5 livros/ano por habitante. E vale ainda salientar que dentro dessa média do Brasil 50% são estudantes, e só lêem os livros recomendados pela escola. É no mínimo constrangedor. E olha que tô contribuindo bem pra esse número ser alto, sozinha tenho média de 20 livros por ano, e pretendo só aumentar (só nao o fiz ainda por falta de tempo).

        Não estou aqui pra dar conselho, se conselho fosse bom não se dava, vendia. Nem pra forçar ninguém a desligar a TV ou o computador. Mas Alooou.. ler é bom Demais! Você já experimentou?? Exercita a mente e a criatividade. Te faz pensar realmente. E temos sim que nos alertar com esses dados. O Brasil tem crescido e se desenvolvido bastante, porém não vamos chegar a lugar nenhum sem conhecimento.

        Agora eu sinceramente me pergunto, por que será que os brasileiros lêem tão pouco? Seria a baixa renda, os preços altos dos livros? A preguiça e a comodidade? Ou a falta de cultura da nação de um modo geral? Fica no ar.

A figura abaixo é parte de uma campanha publicitária, obviamente de uma rede de livrarias: Steimatzky. Mas eu achei genial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails
 
Seja original - CRIE não COPIE

Copyright © 2010 - Todos os direitos reservados