sexta-feira, 12 de março de 2010

Opinião sobre baixar de livros da web

Esse é um assunto bastante controverso, que tem gerado inclusive polêmicas. A disponibilização de livros na web é ou não uma coisa ruim para a literatura? Ou mais, até onde isso é legal?
Pode-se ver claramente que hoje há um número significativo em diversos sites e blogs (me inclua), que disponibilizam livros para o download os chamados e-books, entre eles livros escolares e técnicos. Porém sempre fica a dúvida no ar, se isso é mais uma ferramenta de divulgação ou se coloca em xeque a estrutura tradicional da literatura.
De antemão, procurei entender o porquê do surgimento dessa nova mania:
- O maior motivo ainda continua sendo o financeiro, na internet se tem de graça o que às vezes é preciso pagar caro para ter.
- Outro motivo é a dificuldade de encontrar uma obra específica, enquanto não se acha em livrarias e sebos, a facilidade de encontrá-los na web é imensa.
Quanto à legalidade da coisa, alguns entendidos afirmam que se o uso não for relacionado á geração de receita, isto é, for somente para uso próprio e não pra venda, não há problema. Também existem disponíveis vários títulos sob domínio público (que não possuem mais ou nunca possuíram direitos autorais, e pode ser utilizado por toda população).

E o que eu acho disso tudo? Acho que não há motivos para pré-ocupações, a internet é só mais uma ferramenta, e há espaço para tudo.
As pessoas como eu que se dispõe a ler um livro desconfortavelmente sentados na frente de uma tela luminosa que fazem os olhos arderem, é porque realmente se importam e gostam de ler, e está lendo dessa forma por não ter possibilidade á alternativas. Bem, sei que não é uma regra, talvez haja pessoas que não valorizam e lêem assim mesmo, mas acredito que a grande maioria pensa e age como eu.
- Leio no computador quando não posso comprar, e não quero esperar. Mas como sou vidrada com livros, assim que tenho a oportunidade eu compro.
- Leio no computador para ver se o livro é bom. Quando é assim, só termino de ler pela tela se o livro for ruim (ou desisto dependendo do quão ruim for), se for bom eu compro e deixo pra terminar de ler com ele em mãos.
Acho ainda que iniciativas de qualquer espécie que tenham como propósito divulgar uma coisa boa como ler deveria ser apoiada da melhor maneira possível. Porque é de cultura e conhecimento que esse país ainda é carente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails
 
Seja original - CRIE não COPIE

Copyright © 2010 - Todos os direitos reservados